RELOGIO

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lute pela sua certeza e não perca a esperança
Lute pela sua certeza e não perca a esperança 
por Bernardino Nilton Nascimento -bn.nascimento@uol.com.br
A esta altura da evolução humana nos vemos diante de duas escolhas. O sim ou o não, diante de Deus, é articulado em uma escolha desenvolvida com total liberdade, onde a decisão é de nossa responsabilidade.

É certo que algumas pessoas fogem das suas obrigações, e, com isso, diminuem os passos da evolução. Por isso, não deixe escapar as suas certezas, aquelas pelas quais o seu coração bate mais forte e o seu conhecimento mostra a sua responsabilidade.

Um dos principais estímulos que merece toda reflexão é a esperança de um futuro melhor, onde as nossas ações do dia a dia são o grande alicerce. Porém, a necessidade de termos a segurança e a certeza de que o amanhã seja melhor que hoje, deixa-nos apreensivos e inseguros.

Esteja seguro de que na última etapa do processo de desenvolvimento, você é o ator principal do filme da sua vida. Tudo pode se desenvolver favoravelmente quando você tiver a certeza das suas boas atitudes no momento presente. Não perca a esperança caso tenha alguma surpresa negativa, pois logo após virá a recompensa do aprendizado, e o seu próximo dia, certamente, será melhor.

No passado, a esperança triunfou sobre todos os obstáculos e encontrou uma saída para todos os impasses. No futuro, ela vai vencer as dificuldades que poderão ameaçar a sua certeza. O mais importante é estar na corrente da vida humana e experimentar a escola da fé, da certeza e da esperança.

O mágico universo é um empreendimento importantíssimo. Se ele começou a obra, é por que certamente poderá terminá-la, seguindo os mesmos métodos e com a mesma perfeição e naturalidade com que começou.

À medida que o ser humano evoluía, os questionamentos sobre o seu futuro tornavam-se mais frequentes. Porém, tenha confiança de que, quem confiou em você e o fez começar uma boa obra, só se satisfará no dia que sentir em você a certeza da sua cura interior. Ao atingi-la, se livrará das grades do medo e encontrará a liberdade e a alegria de viver na esperança de um dia melhor que o outro.

Na fase humana do desenvolvimento e na última subida para a plena felicidade, vamos encontrar finalmente o êxito da evolução mundial, e a grande mola para esta certeza é o amor. É com a força do amor e da esperança que vamos adquirir a atração da graça divina, para tratarmos da vida de cada ser humano.

O mundo só será livre para quem se manifesta na presença vitoriosa da graça e da magia que move todo o poder. Temos que ter a visão de um futuro muito melhor do que o presente, mas, certamente, sem deixar de vivê-lo com intensidade. Tenha admiração pela sua certeza, tenha confiança na sua esperança e não deixe se abater por palavras, muitas vezes ditas ao vento.

À conquista da paz, os trabalhos na alegria nos esperam além de todos os poderes, num conhecimento profundo do eu interior, do mundo e de nós mesmos.

É nesse ideal que devemos manter a esperança. Não devemos jamais parar de trabalhar na construção de um mundo que é reino de verdade e de vida; reino de justiça, de liberdade, de amor e paz. Uma prefiguração da nova terra e da nova humanidade.

Admitido seu poder, sua certeza e sua esperança, você deve procurar dentro de si o seu Deus interior autônomo, autossuficiente. O único responsável pelo seu destino e pelo destino do seu mundo. Ao encontrá-lo, tudo se tornará mais fácil, mais iluminado com muito mais sabedoria e amor.

domingo, 14 de outubro de 2012

ESTRESSE

Não deixe que o estresse te engane: invista no que realmente importa!
:: Rosana Braga ::

Já reparou como o estresse se transformou, nas últimas décadas, em sinônimo de eficiência e sucesso? Parece praticamente impossível pensar em alguém bem-sucedido, com uma vida minimamente interessante e, ao mesmo tempo, tranquilo, relaxado e com tempo suficiente para se dedicar às várias áreas da vida.

Fomos enganados pela interpretação de como o tempo funciona. Quiseram nos convencer de que precisamos viver com pressa, desejando tudo para ontem, para que nos sintamos fazendo a vida realmente valer a pena, fazendo o melhor que podemos. E sabe o que é pior? Conseguiram. A maioria de nós está redondamente enganada!

Não é nada disso e, à custa de doenças como alergias inexplicáveis, crise de enxaquecas e gastrite nervosa, além de distúrbios como ansiedade, obsessão, ataque de estresse e depressão, temos descoberto - talvez ainda de modo bastante inocente - que algo dentro de nós está definitivamente fora de ritmo, fora de sintonia.

Temos negligenciado o que realmente importa sem sequer nos lembrarmos, muitas vezes, do que faz parte do nosso kit "o que realmente importa". Sim, eu sei, temos contas a pagar, aluguel, cartão de crédito, transporte, escola dos filhos, roupas e acessórios que nos inclua no grupo dos socialmente aceitos e admirados, entre tantas outras demandas que, se nos distrairmos, o estresse parece mesmo fazer muito sentido! Parece ser inevitável.

Tudo bem, em alguma medida, tudo isso também importa. Por isso, longe de mim estar aqui para sugerir que nos tornemos algum tipo de eremita, completamente desapegados, ou que adotemos uma postura absolutamente socialista. A questão é: você está consciente do que realmente quer para sua vida ou está simplesmente reproduzindo desejos de outros, indiscriminadamente?

Conseguiria fazer uma lista com duas colunas colocando de um lado "o que importa" e, de outro, "o que REALMENTE importa"? É uma questão de escolhas, de valores, de reconhecer o que existem coisas que servem para trazer algum conforto e eficiência para seu dia a dia, mas tem coisas, ou melhor, pessoas e relacionamentos que são imprescindíveis, absolutamente partes de sua felicidade e de sua alegria de viver. São o que dão sentido para sua existência.

E quando tiver noção do que lhe é caro e imprescindível, talvez pare para analisar o seu comportamento. Tem voltado para casa sempre cansado, irritado, sem ânimo, nervoso, intolerante e brigando com todo mundo? Tem deixado para depois o momento de ouvir, de abraçar e de dar afeto aos que estão ao seu redor? Tem se negado a rir e se divertir com a pessoa amada? Tem feito amor sem paixão, sem olhar nos olhos e sem realmente amar, com gestos e atitudes?

Tem deixado, enfim, que os problemas e as cobranças do trabalho interfiram direta e negativamente sobre sua vida pessoal, tornando-a uma pessoa amarga, sem brilho e desinteressante? Sei de verdade que não é fácil mudar e fazer diferente, mas leia agora uma realidade nua e crua: se você não cuidar do que realmente importa, vai perder! Vai ficar sem! E daí, talvez seja tarde demais para acordar ou se arrepender!

Além disso, trata-se sobretudo de uma decisão. A decisão de reservar duas ou uma hora que seja por dia para se dedicar aos seus amores (seu par, seus filhos, sua família, suas flores, seus cachorros e gatos, passarinhos, sobrinhos, vizinhos ou quaisquer outras vidas!). Trata-se, por fim, de nos lembrarmos da brilhante assertiva de Leo Buscáglia, autor do livro Vivendo, Amando e Aprendendo: "primeiro as pessoas; depois as coisas".

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PINK FLOID

MARAVILHOSO.... Wish You Were Here



 

COMPAIXÃO


Compaixão por você

Toda cura emocional inicia-se pela compaixão de si mesmo. Sem isso nada funciona. Somos assolados por conceitos, dogmas, regras que só trazem dor e julgamento. Já viemos “enguiçados” de fábrica e estamos aqui para um “recall” constante. Deus, na verdade, já nos perdoou, antes mesmos de nascermos. Quem não perdoou fomos nós mesmos.
Durante a vida caímos na cilada da busca do amor, da aprovação e do sucesso, dependendo do sistema e dos valores de inclusão onde se vive. Esquecemos que somos espíritos momentaneamente encarnados, não o contrário. Somos deuses se manifestando num corpo, por um determinado tempo, para crescer, experenciar, aprender. Culpa, autoflagelo, autocomiseração não servem pra nada, apenas para tirar você do foco. Somos uma coletânea de tentativas, acertos e erros, não pra fora e sim pra dentro. Deve-se sempre se perguntar se aquela escolha foi boa pra você e se não foi, ter a tranquilidade de refazer ou descartar. Julgar-se como alguém que errou ou que acertou é sentar-se no banco dos réus de um tribunal que está nas mesmas condições que você. Ninguém no planeta Terra tem esse direito. Julgar o outro tira-nos a chance suprema de integrar os nossos cantinhos obscuros que só vemos através de provocações externas, pois ninguém tem olhos virados para dentro. Situações, pessoas, estão constantemente nos revelando quem somos e como estamos naquele momento. Quanto mais acolhemos todas as nossas partes, mais inteiros ficamos e saímos da dualidade. O planeta está condicionado a esse holograma dual que é o bom x mal e tentamos escolher o lado bom para sermos amados, aprovados e termos sucesso. Mais não somos totalmente bons como também não somos totalmente maus. Essa busca do modelo ideal para inclusão social nos afasta de nossa verdadeira missão que é se autoconhecer e melhorar o nosso “jeitão de ser”. Não para aprovação externa, mas para uma convivência agradável conosco. Os sistemas políticos, sociais, econômicos e religiosos vigentes não nos ensinam a nos amar, nos aprovar e olhar pra dentro com a certeza que desenvolveremos o nosso talento natural, assim obtendo sucesso no que nos envolvermos.
Por conta dessa incessante busca de amor, aprovação e sucesso, esquecemos de nós e começamos a nos deixar levar pelo o que o outro acha. Esbarramos numa outra contradição, pois sendo os seres humanos únicos, individualmente falando, ninguém tem que achar nada. A única coisa que nos faz iguais é a nossa essência divina e o amor e para amarmos qualquer pessoa, temos que descobrir esse sentimento primeiro dirigido para dentro. Nos acolher, nos amar, ter compaixão pelas nossas dificuldades e limitações e transgressões é iniciar a verdadeira cura para um mundo melhor. Observe se você está levantando uma bandeira contra alguma coisa no mundo e perceba que primeiro você tem que curar isso dentro de você. Um exercício que eu acho ótimo para acelerar o processo de autoconhecimento e integração é imaginar estar numa ilha onde você não conhece ninguém, portanto não há papéis a desempenhar. Imagine também que não há regras e nem leis para convívio social. As pessoas que vivem ali estão convivendo com a natureza e sobrevivem com os recursos dela. A partir desse cenário, comece se perguntando o que gosta em você. Suas características mais atraentes externas e internas. Se escreverfacilita, faça-o. Depois passe para o que você não aprecia em você e quer mudar. Quando identificar essa parte, não se julgue. Apenas reconheça que essas características são suas e que você naquele momento as acolhe e integra para uma mudança saudável. Agora o mais difícil. Localize dentro de você aquilo que você sabe que pode ser contra o seu crescimento, mas que você ainda não se convenceu que quer mudar. Pode ser desde coisas leves até as mais graves, no seu entender. Acolha do mesmo jeito, dizendo para si mesmo que apesar de você ainda não se desprender daquilo, você se aceita e se acolhe. No final, a sensação será de PAZ.
Se todos fizerem isso ao invés de apontar o dedo acusatório para fora, aí teremos uma real mudança de vida nesse lindo planeta azul. Lembrem-se “a Verdade liberta e o Amor transmuta”

VIDA POSITIVA

                   Tantos dissabores nesta vida, não há tempo para nada, apenas para trabalhar, trabalhar, trabalhar...
                     Nesta semana um conhecido de 28 anos veio a óbito, rapaz bonito, trabalhava desde os 8 anos no restaurante do seu pai, falecera vítima de um grave acidente com o prórpio carro, o primo estava com ele, e ainda vive apesar de tudo...
                   O pai todo ano, lhe presenteava com carro novo, certamente irá se culpar pelo ocorrido por muito tempo, apesar de obviamente nào ter sido o causador do fato.
                    Não consigo imaginar a dor desse pai, pois ambos eram amigos, trabalhavam juntos... Mas o rapaz deixou seu legado, uma pequena de três meses, que poderá  aliviar um pouco a dor. A perda de um filho, deve ser a pior dor do mundo, estou realmente  compadecida com o fato...
                      A vida é curta, quando menos se imagina aqueles quem amamos simplesmente partem... Minha mãe partiu há dez anos, vítima de um terrível cancêr, eu estava com ela em seu último suspiro, você se sente impotente, e fica com raiva ao ver a pessoa que você mais ama no mundo morrendo, suas mãos ficam atadas e o coração em pedaços... Dor que não passa, uma parte de nós certamente parte junto do ente amado, é inexplicável.
                      Apesar de tudo, surgem em nossa vidas, anjos que são nossos amigos e nos fortalecem, nos incitam a viver de forma mais positiva, e o mais feliz possível. Recomeçamos, sem saber por onde, lembrei que tinha um filho que dependia de mim para tudo e que ele só estava com quatro anos, consegui ter força, ergui a cabeça e voltei pra vida, pensando positivamente e lembrando que mamãe se foi, e meu filho estaria sempre ao meu lado me dando força assim como minha família e amigos... Ainda choro muito, pois mãe é tudo em nossas vida.. É sinônimo de amor incondicional, sacrifício, paz, alegria, amizade etc.... Amo minha mãe, sei que vamos nos reecontrar em outra vida, a saudade é inifnita..
                       A vida continua, o recomeço é extremamente difícil, mas você é único, especial, e quem está ao seu lado te ama como você é, porque és único, insubstitúivel, vamos viver positivamente, confiar em deus e amar nosso próximo o máximo que pudermos para assim vivermos em paz com nossa consciência e com nosso espírito....
 
Fiquem em paz amigos
 
 

LED ZEPPELIN

Led Zeppelin é a origem de tudo que viria a ser chamado de heavy metal

 
 
O Led Zeppelin se originou dos Yardbirds, do guitarrista Jimmy Page, no fim dos anos 60, e virou a banda mais influente dos 70, com a sua combinação explosiva de blues e rock pesados e distorcidos, e os vocais lancinantes de Robert Plant.

BOB MARLEY

POSITIVE VIBRATION



POEMA EM FORMA DE MÚSICA DE BOB MARLEY

 

INSPIRADOR...LINDO!!!!

 

Vibração Positiva

Viva se você quer viver
Vibrações do homem rasta, yeah! Positivas
Vibrações da Unidade de Deus com a Humanidade, yeah! Positivas
A Criação do Homem Interior, yeah! Eternamente positivas
Vibrações positivas, yeah! Positivas


Se você briga todo dia
Você está rezando para o diabo, eu digo
Por que não ajudarmos uns aos outros no caminho?
Ficaria mais fácil! Um pouco mais fácil
Nós não podemos viver de maneira negativa
Então vamos dar espaço
Para o dia positivo


Porque é um novo dia,
Um novo tempo e é um novo sentimento,
Um novo sinal,
Que novo dia!
Estão entendendo?
Vocês estão entendendo agora?
O amor de Jah, o amor de Jah nos protege (3x)


Vibrações do homem rasta, yeah! Positivas
A Criação do Homem Interior, yeah! Eternamente positivas
Vibrações da Unidade de Deus com a Humanidade, yeah! Positivas
Estão entendendo?
Vocês estão entendendo agora?

BOB MARLEY

GRANDE REI DO REGGAE ...


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nelson Motta

crônica semanal 


 O plano perfeito 

 E se Roberto Jefferson não tivesse denunciado o mensalão, como estaria o Brasil hoje ? Pelo que o julgamento do Supremo Tribunal Federal está provando, o PT teria a maior e mais fiel base de apoio do Ocidente, maior até do que a velha Arena da ditadura, presidida por Sarney. Além dos cargos e boquinhas de sempre, os partidos aliados teriam suas despesas de campanha bancadas pelo PT. Assim, tanto nas votações no Congresso como nas eleições, não seria uma coalizão mas um rolo compressor. A democracia perfeita de Lula e Dirceu. Seria preciso apenas encontrar novas fontes de financiamento da operação, além dos empréstimos de araque de Marcos Valério no Banco Rural e no BMG e do desvio de dinheiro do Visanet, que não seriam suficientes para pagar as dívidas e as campanhas do PT, e as despesas crescentes com a voracidade da base aliada, que quanto mais come mais fome tem. De onde sairia o dinheiro ? Militantes do partido em postos chave na administração pública facilitariam concorrências e superfaturariam campanhas publicitárias e eventos produzidos pelas agências de Marcos Valério, que ficaria com uma parte do butim. Depois era só lavar o dinheiro na Bonus Banval e distribuí-lo aos aliados para garantir a governabilidade sem fazer concessões políticas e a aprovação de seus projetos que - eles tinham certeza - eram os melhores para o povo brasileiro. Como Lula e Dirceu sabiam melhor que ninguém, pelo menos 300 picaretas estavam à venda no Congresso. Então, por que não comprá-los para servir ao governo do primeiro operário a chegar à Presidência, para atualizar e fazer as “reformas de base” que derrubaram Jango e Brizola em 64 ? Era uma causa nobre, um velho sonho, um plano perfeito. Ou quase. Mais do que um inútil exercício de retrofuturologia, imaginar as consequências funestas da continuidade do mensalão - que não ia parar ali, cresceria e envenenaria o Congresso, as campanhas eleitorais, a democracia e o Estado - serve para dar um suspiro de alívio e agradecer ao Procurador Geral e aos ministros do Supremo Tribunal Federal. E ao gesto tresloucado de Roberto Jefferson.

JIMI HENDRIX

Terapia do perdão

O que é perdão?
                 

                  Você seria capaz de perdoar ? E esquecer as ofensas?
               Certo dia ,uma amiga disse-me que sua cunhada fora até sua casa pedir desculpa por tudo que havia feito, minha amiga respondeu  que a  perdoava mas não queria a mesma em sua casa, assim como, deixou claro que  não iria em sua casa também... 
                Isso é perdão? Perdoar para você é esquecer?
               Ghandi certa vez questionado  se havia perdoado o homem que lhe cuspiu em sua face respondeu: 
               - Não perdoo.
            Neste instante, todos que estavam presentes na entrevista  ficaram pasmados, e Ghandi concluiu com grande sabedoria...  
               -Não o perdoo porque ele não me ofendeu, não há o  que perdoar..
               Atualmente, não relevamos o ato mais banal praticado por qualquer pessoa, mesmo sendo aquela que convivemos a vida inteira, não compreendemos mais o nosso próximo, não temos mais tempo para ouvir, queremos apenas falar, falar,falar,  reclamar, reclamar, reclamar... 
              A impaciência  e o egoismo tem preponderado em nossas vidas, o capitalismo, o desejo de ter está destruindo valores e consequentemente o nosso verdadeiro ser... 
             É  mais fácil presentear o filho a educá-lo, presentear o marido a pedir desculpas, e culpar o outro a reconhecer o próprio erro...  Raul Seixas já dizia"na música "Porque os sinos dobram" :  

É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
Evita o aperto de mão de um possível aliado, é...
Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo
          
                
                Perdoar os outros é humano, perdoar a si mesmo é divino... 
               A terapia do perdão se resume em: Amar incessantemente, perdoar incansavelmente e evoluir constantemente. 
                A felicidade está dentro de nós, e não fora  nas coisas mundanas... 
               Quem não é feliz, é incapaz de amar, cuidar e proteger a outrem... 
                A vida é curta demais para nos atermos a coisas tão banais, estamos aqui para evoluir e transmitir a paz e o amor nos lugares que adentrarmos.
               Seja feliz, liberte-se, elimine de sua vida valores ultrapassados, brigas, desentendimentos já superados, ame e perdoe assim serás feliz,  Jesus  nos deixou esse legado... 
              Durma de consciência tranquila, faça a sua parte, e o outro, que faça a dele...



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eleições




                  Nos últimos anos a tecnologia tornou-se uma grande aliada no tocante a várias esferas de nossas vidas. Surgiram diversos computadores, inclusive portáteis, entramos em contato com outrem em fração de segundos mesmo residindo em países distantes, a economia é incomparável em relação ao valor de uma ligação. Desso modo, as famílias se aproximaram mais dos seus entes queridos residentes tanto no estrangeiro quanto em estados mais longínquos,  com a webcam as conversas se tornaram " vivo e a cores". 
              Viva a tecnologia, as redes sociais encontram amigos de infância que nos faz relembrar, reviver aqueles doces momentos indeléveis. Além de localizar amores que estão guardados no fundo da alma. O Google nos possibilita pesquisar temas complexos em poucos minutos, antigamente levaríamos meses para concluirmos o labor.
            O Facebook  bate recorde, atualmente de cada sete pessoas no mundo uma é a cadastrada nesta rede, isso significa que um bilhão de pessoas comunicam-se através desta perfeita rede, que reuniu, e-mail, msn e orkut em um único lugar, é algo genial.
                Em contrapartida, o mundo globalizado está exigente e intransigente, o capitalismo descomedido, promove  falências econômicas de famílias que adquirem incessantemente novidades tecnológicas oferecidas no mercado, bem como outros produtos irresistíveis. 
                  O capitalismo já nascera fadado ao fracasso, enquanto uma massa trabalhadora não é valorada de forma justa, humana, algumas pessoas, se assim podemos designar, cometem crimes, atrocidades com dinheiro público que em casos excepcionais retornam aos cofres públicos, mas obviamente, nunca de forma integral. Os crimes de colarinho branco, são considerados meros equívocos, deslizes, esse tipo de crime somado as demais desigualdades sociais  se tornaram responsáveis pela falta de estímulo de jovens que estão procurando atalhos ilícitos, para tanto, observamos a crescente taxa de traficantes, entre 18 a 30 anos, bem como  crimes diversos praticados nesta faixa etária. 
               Nosso dever é tentar de algum modo modificar o país começando pelo nosso estado, exterminar aos poucos a corrupção que está cristalizada em nosso país, por isso vamos votar de forma consciente. A democracia foi conquistada através de muito labor, várias pessoas morreram para garantir este direito sagrado que é exercer a democracia pelo voto.
            Então, vamos compactuar com o velho jeitinho brasileiro de vender o voto e sofrer  por alguns anos? Ou nos conformarmos com a atual situação ? Esse é o país que você deseja para os seus descendentes? Qual é o país que queremos? 
bom voto, nosso futuro está nas mãos de cada brasileiro.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Faculdades Particulares

Pagando por tudo

Folhas de papel de ouro, diamante quem sabe? Não, são pequenos valores  cobrados nas faculdades particulares por documentos como atestado de matrícula por exemplo. A instituição a qual eu  estudo é cobrado míseros R$ 185,00 por uma prova de recuperação, um atestado de matrícula custa R$ 15,00 e assim vai...
E a qualidade ensino só piorou, todos nossos professores mestres e doutores foram demitidos, o ensino foi mitigado, nosso wi-fi foi simplesmente tirado de toda instituição, mas o valor da mensalidade continua o mesmo, desde que a Uniban foi vendida para Anhanguera estamos perdendo tudo de bom que tínhamos, inclusive o sindicato dos professores de Floripa estão querendo entrar com processo contra a instituição em razão das demissões de mestres e doutores.. Que é isso? Cadê o respeito pelos alunos e professores? O ensino agora se resume em cifras?

Bob Dylan ... Available Now..novo albúm

JUST LIKE A WOMAM

BOB  DYLAN... THE BEST



Bob Dylan....

Like a Rolling Stone ... Sucesso do grande Bob

CHICO XAVIER E O SBT


O canal SBT está promovendo um concurso para escolher o melhor brasileiro de todos os tempos, dentre os finalistas está Francisco Cândido Xavier, nosso Chico Xavier, que se dedicou mais de 80 anos ao próximo, através de seu amor, paz, esperança, otimismo.... Vamos votar, é bem rápido, acessem www.sbt.com.br,

Biografia



"O maior e mais prolífico médium psicógrafo do mundo, Francisco
 Cândido Xavier (foto ao lado) em todas as épocas nasceu em Pedro Leopoldo, modesta cidade de Minas Gerais, Brasil, em 2 de abril de 1910. Viveu, desde 1959, em Uberaba, no mesmo Estado, desencarnando no dia 30 de junho de 2002, dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol. Seu desenlace ocorreu pacificamente, no próprio lar, onde foi encontrado sereno, ainda em atitude de prece a Deus. Conforme revelara a amigos mais íntimos, tinha o desejo de partir num dia em que o "povo brasileiro estivesse muito feliz".
pop
Chico Xavier com 17 anos
"Completou o curso primário, apenas. Pais: João Cândido Xavier e Maria João de Deus, desencarnados em 1960 e 1915, respectivamente. Infância difícil; foi caixeiro de armazém e modesto funcionário público, aposentado desde 1958.
Em 8 de julho de 1927 participa de sua primeira reunião espírita. Até 1931 recebe muitas poesias e mensagens, várias das quais saíram a público, estampadas, à revelia do médium, em jornais e revistas, como de autoria de F. Xavier. Nesse mesmo ano, vê, pela primeira vez, o Espírito Emmanuel, seu inseparável mentor espiritual até hoje.
O menino Chico Desde os 4 anos de idade o menino Chico teve a sua vida assinalada por singulares manifestações. Seu pai chegou, inclusive, a crer que o seu verdadeiro filho havia sido trocado por outro... Aquele seu filho era estranho!...
De formação católica, o garoto orava com extrema devoção, conforme lhe ensinara D. Maria João de Deus, a querida mãezinha, que o deixaria órfão aos 5 anos. Dentro de grandes conflitos e extremas dificuldades, o menino ia crescendo, sempre puro e sempre bom, incapaz de uma palavra obscena, de um gesto de desobediência. As "sombras" amigas, porém, não o deixavam...
Conversava com a mãezinha desencarnada, ouvia vozes confortadoras. Na escola, sentia a presença delas, auxiliando-o nas tarefas habituais. O certo é que os seus primeiros anos o marcaram profundamente; ele nunca os esqueceu... A necessidade de trabalhar desde cedo para auxiliar nas despesas domésticas foi, em sua vida, conforme ele mesmo o diz, uma bênção indefinível.
Sim, a doença também viera precocemente fazer-lhe companhia. Primeiro os pulmões, quando trabalhava na tecelagem; depois os olhos; agora é a angina.
Início de seu mediunato Chico Xavier iniciou, publicamente, seu mandato mediúnico em 8 de julho de 1927, em Pedro Leopoldo. Contando 17 anos de idade, recebeu as primeiras páginas mediúnicas. Em noite memorável, os Espíritos deram início a um dos trabalhos mais belos de toda a história da humanidade. Dezessete folhas de papel foram preenchidas, celeremente, versando sobre os deveres do espírita-cristão.
Depoimento de Chico Xavier: (...) "Era uma noite quase gelada e os companheiros que se acomodavam junto à mesa me seguiram os movimentos do braço, curiosos e comovidos. A sala não era grande, mas, no começo da primeira transmissão de um comunicado do mais Além, por meu intermédio, senti-me fora de meu próprio corpo físico, embora junto dele. No entanto, ao passo que o mensageiro escrevia as dezessete páginas que nos dedicou, minha visão habitual experimentou significativa alteração. As paredes que nos limitavam o espaço desapareceram.
O telhado como que se desfez e, fixando o olhar no alto, podia ver estrelas que tremeluziam no escuro da noite. Entretanto, relanceando o olhar no ambiente, notei que toda uma assembléia de entidades amigas me fitavam com simpatia e bondade, em cuja expressão adivinhava, por telepatia espontânea, que me encorajavam em silêncio para o trabalho a ser realizado, sobretudo, animando-me para que nada receasse quanto ao caminho a percorrer."
Emmanuel e duas orientações para o resto de sua vida O Espírito Emmanuel, nos primórdios da mediunidade de Chico Xavier, deu-lhe duas orientações básicas para o trabalho que deveria desempenhar. Fora de qualquer uma delas, tudo seria malogrado. Eis a primeira. - "Está você realmente disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus?"
Sim, se os bons espíritos não me abandonarem... -respondeu o médium. - Não será você desamparado - disse-lhe Emmanuel - mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem. - E o senhor acha que eu estou em condições de aceitar o compromisso? - tornou o Chico. - Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o Serviço...
Porque o protetor se calasse, o rapaz perguntou: - Qual é o primeiro? A resposta veio firme: - Disciplina. - E o segundo? - Disciplina. - E o terceiro? - Disciplina."
A segunda mais importante orientação de Emmanuel para o médium é assim relembrada: - "Lembro-me de que num dos primeiros contatos comigo, ele me preveniu que pretendia trabalhar ao meu lado, por tempo longo, mas que eu deveria, acima de tudo, procurar os ensinamentos de Jesus e as lições de Allan Kardec e, disse mais, que, se um dia, ele, Emmanuel, algo me aconselhasse que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, que eu devia permanecer com Jesus e Kardec, procurando esquecê-lo."
Produção literária Em 1932 publica a FEB seu primeiro livro, o famoso "Parnaso de Além-Túmulo"; hoje com 416... livros psicografados. Várias delas estão traduzidas e publicadas em castelhano, esperanto, francês, inglês, japonês, grego, etc. De moral ilibada, realmente humilde e simples, Chico Xavier jamais auferiu vantagens, de qualquer espécie, da mediunidade.
Sua vida privada e pública tem sido objeto de toda especulação possível, na informação falada, escrita e televisionada. Apodos e críticas ferinas, têm-no colhido de miúdo, sabendo suportá-los com verdadeiro espírito cristão. Viajou com o médium Waldo Vieira aos Estados Unidos e à Europa, onde visitaram a Inglaterra, a França, a Itália, a Espanha e Portugal, sempre a serviço da Doutrina Espírita.
Chico Xavier é hoje uma figura de projeção nacional e internacional, suas entrevistas despertam a atenção de milhares de pessoas, mesmo alheias ao Espiritismo; tem aparecido em programas de TV, respondendo a perguntas as mais diversas, orientando as respostas pelos postulados espíritas. Já recebeu o título de Cidadão Honorário de várias cidades: São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, Franca, Campinas, Santos, Catanduva, em São Paulo; Uberlândia, Araguari e Belo Horizonte, em Minas Gerais; Campos, no Estado do Rio de Janeiro, etc., etc.
Dos livros que psicografou já se venderam mais de 12 milhões de exemplares, só dos editados pela FEB, em número de 88. "Parnaso de Além-Túmulo", a primeira obra publicada em 1932, provocou (e comprovou) a questão da identificação das produções mediúnicas, pelo pronunciamento espontâneo dos críticos, tais como Humberto de Campos, ainda vivo na época, Agripino Grieco, severo crítico literário, de renome nacional, Zeferino Brasil, poeta gaúcho, Edmundo Lys, cronista, Garcia Júnior, etc.
Prefaciando "Parnaso de Além-Túmulo", escreveu Manuel Quintão: "Romantismo, Condoreirismo, Parnasianismo, Simbolismo, aí se ostentam em louçanias de sons e de cores, para afirmar não mais subjetiva, mas objetivamente, a sobrevivência de seus intérpretes. É ler Casimiro e reviver 'Primaveras'; é recitar Castro Alves e sentir 'Espumas Flutuantes'; é declamar Junqueiro e lembrar a 'Morte de D. João'; é frasear Augusto dos Anjos e evocar 'Eu'."
Romances históricos formam a série Romana, de Emmanuel, composta de: "Há 2000 Anos...", "50 Anos Depois", "Ave, Cristo!", "Paulo e Estevão", provocando a elaboração do "Vocabulário Histórico-Geográfico dos Romances de Emmanuel", de Roberto Macedo, estudo elucidativo dos eventos históricos citados nas obras. "Há 2000 Anos..." é o relato da encarnação de Emmanuel à época de Jesus. De Humberto de Campos (Espírito), aparece, em 1938, o profético e discutido "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", uma história de nossa pátria e dos fatos e ela ligados, em dimensão espiritual.
A série André Luiz é reveladora, doutrinária e científica; com obras notáveis e a maioria completa, no tocante à vida depois da desencarnação, obras anteriores, de Swedenborg, A. Jackson Davis, Cahagnet, G. Vale Owen e outros. Pertencem a essa série: "Nosso Lar", "Os Mensageiros", "Missionários da Luz", "Obreiros da Vida Eterna", "No Mundo Maior", "Agenda Cristã", "Libertação", "Entre a Terra e o Céu", "Nos Domínios da Mediunidade", "Ação e Reação", "Evolução em dois Mundos", "Mecanismos da Mediunidade", "Conduta Espírita", "Sexo e Destino", "Desobsessão", "E a Vida Continua...".
A extraordinária capacidade mediúnica de Chico Xavier está comprovada pela grande quantidade de autores espirituais, da mais elevada categoria, que por seu intermédio se manifestam. Vários de seus livros foram adaptados para encenação no palco e sob a forma de radionovelas e telenovelas. O dom mediúnico mais conhecido de Francisco Xavier é o psicográfico. Não é, todavia, o único. Tem ele, e as exercita constantemente, outras mediunidades, tais como: psicofonia, vidência, audiência, receitista, e outras.
Sua vida, verdadeiramente apostolar, dedicou-a, o médium, aos sofredores e necessitados, provindos de longínquos lugares e também aos afazeres medianeiros, pelos quais não aceita, em absoluto, qualquer espécie de paga. Os direitos autorais ele os tem cedido graciosamente a várias Editoras e Casas Espíritas, desde o primeiro livro. Sua vida e sua obra têm sido objeto de numerosas entrevistas radiofônicas e televisadas e de comentários em jornais e revistas, espíritas ou não e em livros.
Na tarefa mediúnica "Pergunta - Em seu primeiro encontro com Emmanuel, ele enfatizou muito a disciplina. Teria falado algo mais? Resposta - Depois de haver salientado a disciplina como elemento indispensável a uma boa tarefa mediúnica, ele me disse: 'Temos algo a realizar.' Repliquei de minha parte qual seria esse algo e o benfeitor esclareceu: 'Trinta livros pra começar!' Considerei, então: como avaliar esta informação se somos uma família sem maiores recursos,
além do nosso próprio trabalho diário e a publicação de um livro demanda tanto dinheiro!... Já que meu pai lidava com bilhetes de loteria, eu acrescentei: será que meu pai vai tirar a sorte grande? Emmanuel respondeu: 'Nada, nada disso. A maior sorte grande é a do trabalho com a fé viva na Providência de Deus. Os livros chegarão através de caminhos inesperados!'
Algum tempo depois, enviando as poesias de "Parnaso de Além- Túmulo" para um dos diretores da Federação Espírita Brasileira, tive a grata surpresa de ver o livro aceito e publicado, em 1932. A este livro seguiram-se outros e, em 1947, atingimos a marca dos 30 livros. Ficamos muito contentes e perguntei ao amigo espiritual se a tarefa estava terminada. Ele, então, considerou, sorrindo: 'Agora, começaremos uma nova série de trinta volumes!' Em 1958, indaguei-lhe novamente se o trabalho finalizara. Os 60 livros estavam publicados e eu me encontrava quase de mudança para a cidade de Uberaba, onde cheguei a 5 de janeiro de 1959.
O grande benfeitor explicou-me, com paciência: "Você perguntou, em Pedro Leopoldo, se a nossa tarefa estava completa e quero informar a você que os mentores da Vida Maior, perante os quais devo também estar disciplinado, me advertiram que nos cabe chegar ao limite de cem livros." Fiquei muito admirado e as tarefas prosseguiram.
Quando alcançamos o número de 100 volumes publicados, voltei a consultá-lo sobre o termo de nossos compromissos. Ele esclareceu, com bondade: "Você não deve pensar em agir e trabalhar com tanta pressa. Agora, estou na obrigação de dizer a você que os mentores da Vida Superior, que nos orientam, expediram certa instrução que determina seja a sua atual reencarnação desapropriada, em benefício da divulgação dos princípios espíritas-cristãos, permanecendo a sua existência, do ponto de vista físico, à disposição das entidades espirituais que possam colaborar na execução das mensagens e livros, enquanto o seu corpo se mostre apto para as nossas atividades."
Muito desapontado, perguntei: então devo trabalhar na recepção de mensagens e livros do mundo espiritual até o fim da minha vida atual? Emmanuel acentuou: "Sim, não temos outra alternativa!" Naturalmente, impressionado com o que ele dizia, voltei a interrogar: e se eu não quiser, já que a Doutrina Espírita ensina que somos portadores do livre arbítrio para decidir sobre os nossos próprios caminhos? Emmanuel, então, deu um sorriso de benevolência paternal e me cientificou: "A instrução a que me refiro é semelhante a um decreto de desapropriação, quando lançado por autoridade na Terra.
Se você recusar o serviço a que me reporto, segundo creio, os orientadores dessa obra de nos dedicarmos ao Cristianismo Redivivo, de certo que eles terão autoridade bastante para retirar você de seu atual corpo físico!" Quando eu ouvi sua declaração, silenciei para pensar na gravidade do assunto, e continuo trabalhando, sem a menor expectativa de interromper ou dificultar o que passei a chamar de "Desígnios de Cima."
(Fonte: "O Espírita Mineiro", número 205, abril/junho de 1988.) Palavras de Chico Xavier ao contemplar 40 anos de mediunidade "Estes quarenta anos de mediunidade passaram para o meu coração como se fossem um sonho bom. Foram quarenta anos de muita alegria, em cujos caminhos, feitos de minutos e de horas e de dias, só encontrei benefícios, felicidade, esperanças, otimismo, encorajamento da parte de todos aqueles que o Senhor me concedeu, dos familiares, irmãos, amigos e companheiros.
Quarenta anos de felicidade que agradeço a Deus em vossos corações, porque sinto que Deus me os concedeu nos vossos corações, que representam outros muitos corações que estão ausentes de nós. Agora, sinto que Deus me concedeu por vosso intermédio uma vida tocada de alegrias e bênçãos, como eu não poderia receber em nenhum outro setor de trabalho na Humanidade. Beijo-vos, assim, as mãos, os corações. Quanto ao livro, devo dizer que, certa feita, há muitos anos, procurando o contato com o Espírito de nosso benfeitor Emmanuel, ao pé de uma velha represa, na terra que me deu berço na presente encarnação, muitas vezes chegava ao sítio, pela manhã, antes do amanhecer.
E quando o dia vinha de novo, fosse com sol, fosse com chuva, lá estava, não muito longe de mim, um pequeno charco. Esse charco, pouco a pouco se encheu de flores, pela misericórdia de Deus, naturalmente. E muitas almas boas, corações queridos, que passavam pelo mesmo caminho em que nós orávamos, colhiam essas flores e as levavam consigo com transporte de alegria e encantamento. Enquanto que o charco era sempre o mesmo charco. Naturalmente, esperando também pela misericórdia de Deus, para se transformar em terra proveitosa e mais útil.
Creio que nesses momentos, em que ouço as palavras desses corações maravilhosos, que usaram o verbo para comentar o aparecimento desses cem livros, agora cento e dois livros, lembro este quadro que nunca me saiu da memória, para declarar-vos que me sinto na condição do charco que, pela misericórdia de Deus, um dia recebeu essas flores que são os livros e que pertencem muito mais a vós outros do que a mim.
Rogo, assim, a todos os companheiros, que me ajudem através da oração, para que a luta natural da vida possa drenar a terra pantanosa que ainda sou, na intimidade do meu coração, para que eu possa um dia servir a Deus, de conformidade com os deveres que a Sua infinita misericórdia me traçou. E peço, então, permissão, em sinal de agradecimento, já que não tenho palavras para exprimir a minha gratidão. Peço-vos, a todos, licença para encerrar a minha palavra despretensiosa, com a oração que Nosso Senhor Jesus Cristo nos legou".
(Fonte: "O Espírita Mineiro", número 137, abril/maio/junho de 1970.) Considerações finais Em 1997, Chico Xavier completou 70 anos de incessante atividade mediúnica, da maior significação espiritual, em prol da Humanidade, abrangendo seus mais diversos segmentos.
Francisco Cândido Xavier psicografou mais de 400 (quatrocentas) obras mediúnicas, de centenas de autores espirituais, abarcando os mais diversos e diferentes assuntos, entre poesias, romances, contos, crônicas, história geral e do Brasil, ciência, religião, filosofia, literatura infantil, etc. Fiel ao princípio Crístico do "dai de graça o que de graça recebestes", jamais usufruiu dos direitos autorais provenientes de seu extraordinário dom mediúnico, sempre, ao contrário, repassando-os, em cartório, à editoras de divulgação espírita e inúmeras obras assistenciais.
Chico Xavier partiu, mas o testemunho de sua existência permanecerá como diretriz segura para todos os que esposam os ideais espíritas e cristãos, sobretudo aos que, voluntariamente, se vêem comprometidos com a difícil tarefa do intercâmbio mediúnico. Sua constrangedora humildade e seu desapego, dificilmente compreendidos até para muitos confrades, foi a mais notável e marcante exteriorização da grandiosidade de seu espírito.
A verdade é que, depois de Allan Kardec, Chico Xavier sempre representou a árvore da revelação espírita, que foi transportada da França para o Brasil. Sua obra mediúnica sintetiza inestimável legado para as gerações futuras. Como dignos missionários do mundo espiritual, Chico e Kardec se identificam em muitos pontos, sobretudo, na incomum capacidade de produção literária. Ambos deixaram uma vastíssima obra de inusitado conteúdo moral-cultural. É notável ainda a absoluta fidelidade aos compromissos espirituais assumidos bem como ao perfeito equilíbrio do tríplice aspecto doutrinário do espiritismo.
Outra particularidade entre os dois foi a de jamais se rebaixarem ao nível de seus opositores e inimigos gratuitos, mantendo-se sempre muito acima em dignidade e fraternidade. Fortalecidos na mais pura moral cristã deram seu testemunho de serviço incondicional à humanidade, acreditando verdadeiramente na força delicada e transformadora do bem que os motivava. A grandeza de Chico, assim como a de Kardec, podem ser avaliadas claramente no testemunho explícito de suas vidas e suas obras, porque de boas árvores somente colhe-se bons frutos.
Ambos representam uma extraordinária referência para o redirecionamento espiritual do homem atormentado dos dias atuais. Personificam nítida concessão da misericórdia divina para o aclaramento das cogitações de nossas mentes e corações. No triste palco do mundo, nesses últimos tempos, as vozes de Chico e Kardec foram as que ecoaram de forma mais despojada e cristalina o brado revitalizador do cristianismo, "em espírito e verdade", tal como vislumbrara o divino Mestre.
Prezado Irmãos Aos 5 anos, este menino teve a sua primeira visão. Atrás de uma bananeira, viu e ouviu a voz de sua querida mãezinha (Dona Maria  de São João de Deus e disse: - "Mamãe, fique comigo... Carregue-me com a Senhora... "Assim começou a mediunidade do menino FRANISCO.
'Era 08 de julho o de 1927 o jovem Francisco recebia a sua primeira psicografia e em 1932, foi publicado o seu primeiro livro "Parnaso de Além-Túmulo, assustando assim a todos, pois com apenas o quarto ano primário recebe mensagens de grandes vultos de nossa Literatura Brasileira. Hoje, com 416 livros já publicados estamos com saudade de CHICO XAVFER. sabendo que ele continua sua tarefa ao fado de Jesus.
'Nós do Grupo Espírita da Prece de "Chico Xavier" que acompanhamos por muitos anos o tarefeiro do amor em seus trabalhos, não poderíamos deixar de homenageá-lo. Pedimos a todos companheiros de ideais e amigos do nosso querido CHICO, que nesta data tão significativa, façamos uma grande corrente ecumênica, pedindo a NOSSA Mãe Santíssima e ao nosso irmão maior JESUS, que continue lhe dando as forças que ele deixou e continua dando a todos com seus exemplos Cristãos, continuando a sua sublime missão: Deixar a todos nós a sua palavra de coragem, confiança, fé deste Aposto do nosso Divino Amado JESUS.
Apesar dos problemas e o mais importante pela missão diante da humanidade que Chico Xavier veio pra desempenhar ele teve 5 moratórias e isso significa o quanto ele era e é importante para toda a humanidade um verdadeiro emissário de Jesus. 
Excertos do livro digital "Francisco Cândido Xavier - Traços bibliográficos", publicado pela Federação Espírita Brasileira - FEB

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dica de Livro

O grande Nelson Motta escreveu sobre Tim Maia, um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos, vale a pena adquirir...



Sem a música, a vida seria um erro.
Friedrich Nietzsche




Nelson Motta

HOMENAGEM A TIM MAIA

Se estivesse vivo Tim iria completar 70 anos sexta dia 28/09
Grande cantor brasileiro que deixou saudades...


Para descontrair

Barthes

Muito lindo....

Outubro Rosa



PREVENIR  É O MELHOR CAMINHO...



OUTUBRO ROSA - Mês Mundial do Câncer de Mama:

||| VEJA MAIS |||
   Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a conscientização da  importância do diagnóstico precoce.

    O objetivo é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
 SUS - Lei Garante a Mamografia a Mulher a partir de 40 anos:

   Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde. 
   A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
   É fundamental que você fique ciente desta informação, pois além do direito ao exame, o dever de prescrição por parte do médico deve ser cobrado, no caso do mesmo ignorar um direito garantido por lei.
   Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
   Não deixe de realizar o seu exame.
   Você tem o DEVER de cuidar da sua Saúde!
   Você tem o DIREITO de fazer a Mamografia!
   Perder TEMPO é perder VIDA!
   Clique e Veja a Lei na Íntegra:
 
 Diagnóstico Precoce:

   As principais ações na prevenção do câncer ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.

   Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

   Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

   Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

   Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce.Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

   Contudo, para obter sucesso na cura da doença o tratamento requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e ou quimioterapia.

Floripa


Floripa é realmente linda... Praia Mole...mara!!!






Festas de Outubro em Santa Catarina

Venham conhecer Santa Catarina, nossas festas de Outubro são maravilhosas, diversão e alegria garantidas.. Vocês serão muito bem vindos...



Festas de outubro 


Os colonizadores europeus (alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outros) comemoram suas tradições em diferentes regiões de Santa Catarina. A gastronomia, a música e as danças típicas, a hospitalidade e a alegria desses povos encantam os milhares de turistas do Brasil e do Exterior que visitam o estado neste período.
Oktoberfest
Oktoberfest
Cidade: Blumenau
Período: 10 a 28 de outubro de 2012
Website: www.oktoberfestblumenau.com.br
Segunda maior festa popular do Brasil depois do carnaval. Muito chope gelado embalado por animadas bandas alemãs. Recebe milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. A maior festa típica do país. O centro da cidade é colorido pelos desfiles de carros alegóricos floridos. Grupos de música nacionais e internacionais aquecem as noites da Festa.
Fenarreco
Fenarreco
Cidade: Brusque
Período: 10 a 21 de outubro de 2012
Website: www.facebook.com/fenarreco
Maior festival gastronômico das festas de outubro em Santa Catarina. A Festa foi criada em 1986 para divulgar um prato típico alemão - o ente mit rotkohl - ou marreco com repolho roxo. Além do marreco, muito chope, música e dança embalam os visitantes até altas horas da madrugada.
Marejada
Marejada
Cidade: Itajaí
Período: 11 a 21 de outubro de 2012
Website: www.marejada.itajai.sc.gov.br
Também chamada de Festa Portuguesa e do Pescado, tem na gastronomia, à base de frutos do mar e bacalhau, sua principal atração. Também oferece shows típicos portugueses, feira de produtos artesanais e apresentação de folclore açoriano. É a maior festa portuguesa do Brasil. Mais de 600 atrações atraem milhares de turistas todos os anos para a cidade.
Schützenfest
Schützenfest
Cidade: Jaraguá do Sul
Período: 10 a 14 de outubro de 2012
Website: www.schutzenfest.com.br
Resgata a tradição dos atiradores cuja origem remonta à idade média na Alemanha. Competições esportivas do tiro-rei e tiro-rainha, desfiles alegóricos e grandes bailes animados por bandas típicas. Muita comida, chope e cachaça garantem a alegria dos participantes.
Tirolerfest
Tirolerfest
Cidade: Treze Tilias
Período: 11 a 14 de outubro de 2012
Website: www.tirolerfest.com.br
A tradição dos imigrantes austríacos é retratada na música, gastronomia, nas esculturas em madeira e arquitetura da cidade. Não há quem não se encante com Treze Tílias. A cidade tem cerca de cinco mil habitantes. Durante a Tirolerfest são servidos pratos típicos, como o goulach( molho de carne), o scheiterhaufen(torta de maçã), e o spätzel(mini nhoque com queijo). Todos os anos grupos vindos da Áustria se juntam aos grupos locais para animarem mais ainda a festa.
Oktoberfest de Itapiranga
Oktoberfest de Itapiranga
Cidade: Itapiranga
Período: 13 e 28 de outubro de 2012 (Linha Becker) 19, 20 e 21 de outubro de 2012 (Cidade de Itapiranga)
Website: www.oktoberfestitapiranga.com.br
Primeira Oktoberfest no estado. Realizada no extremo oeste catarinense, quase divisa com a Argentina. Atualmente, milhares de pessoas vêm todos os anos a Itapiranga, mantendo viva a tradição. Muita alegria e chope gelado é o que não faltam nessa festa.