RELOGIO
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Amor eterno a bela Floripa
Hino de Florianópolis |
O Hino Oficial do Município de Florianópolis foi escolhido em um concurso promovido em 1965 pela Prefeitura Municipal da cidade e a canção vencedora foi oficializada através do Projeto de Lei nº 800/68, apresentado pelo então vereador Waldemar da Silva Filho, que mais tarde seria prefeito da capital. Em 08 de julho de 1968 o projeto foi sancionado, vindo a ser a lei nº 871.
A bela poesia de Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, e a musicalidade do Rancho de Amor à Ilha fizeram do Hino da cidade uma das músicas mais populares na cidade. Vários trechos da canção estão pintados em placas colocadas à beira da estrada no Morro da Lagoa e no caminho para o norte da Ilha. Rancho do Amor à Ilha Um pedacinho de terra, |
Teatro Pedro Ivo- Floripa
Histórico
Mais novo entre os teatros administrados pelo Estado, o Teatro Governador Pedro Ivo abriu suas portas para receber o público pela primeira vez em 21 de novembro de 2008, após três anos de obras. O espaço, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na rodovia SC-401, conta com área de 2,6 mil metros quadrados nos quais foram investidos R$ 5,9 milhões com recursos do Fundosocial e dos fundos de Cultura, Esporte e Turismo.
O teatro tem capacidade para 706 lugares e conta com um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. O espaço conta ainda com três camarins individuais e dois coletivos, além de um elevador elétrico que deslocará a orquestra do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos.
O palco tem uma área de 450 metros quadrados e uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do teatro, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a plateia.
Calendário de Fevereiro/2012
O teatro tem capacidade para 706 lugares e conta com um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. O espaço conta ainda com três camarins individuais e dois coletivos, além de um elevador elétrico que deslocará a orquestra do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos.
O palco tem uma área de 450 metros quadrados e uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do teatro, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a plateia.
Calendário de Fevereiro/2012
Ouro de Tolo
Essa música nos faz refletir sobre nossas vidas...
Fazemos o que realmente gostamos?
Estamos felizes?
O que é felicidade afinal...
"A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo."
( Victor Hugo )
Por Quem Os Sinos Dobram
Raul Seixas
Nunca se vence uma guerra lutando sozinho
Cê sabe que a gente precisa entrar em contato
Com toda essa força contida e que vive guardada
O eco de suas palavras não repercutem em nada
É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
Evita o aperto de mão de um possível aliado, é...
Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo
Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais
É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
Evita o aperto de mão de um possível aliado
Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo
Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais.
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais.
Desabafo
O direito tem por objetivo promover a justiça e consequentemente tornar a sociedade mais pacífica. No entanto, sabemos que a corrupção e a impunidade parece cristalizada na cultura de nosso país, sentimo-nos de mãos atadas, embora saibamos que temos uma Constituição que nos assiste ou pelo menos deveria. A burrocracia ou melhor a burocracia existente em várias esferas de nossa sociedade nos leva a pensar que nada somos, não passamos de números, afinal necessitamos de Registro Geral e Cadastro de Pessoa Física para provarmos que existimos .
Os canais abertos de televisão, especialmente
os programas apresentados aos domingos subestimam nossa inteligência, parece
que a intenção é nos tornar pessoas semelhantes ao personagem de Charles
Chaplin em "Tempos Modernos". Somente através de leituras de textos
de boa qualidade e o estudo constante nos tornará cidadãos preparados a buscar
direitos conquistados através lutas árduas.
Porém para
modificarmos o país, primeiro precisamos modificar nossas
atitudes e pensamentos, se desejamos ter o Brasil precedido por políticos
honestos sejamos também honestos em ações diárias. E não podemos
nos esquecer de que estamos preparando o futuro de nossos filhos, e eu vos
pergunto; o que você tem feito para deixar o mundo melhor para os seus
descendentes? Você sabe o que é sustentabilidades? O seu voto é consciente?
Tom Jobim por Sérgio Rizzo
Há pouco mais de 10 anos, "Águas de Março" foi eleita, em uma enquete realizada pela "Folha de S. Paulo" com 214 músicos, jornalistas e produtores culturais, como a melhor canção na história da música popular brasileira.
Diretor de "Vidas Secas" (1964) e "Memórias do Cárcere" (1984), Nelson construiu o filme apenas com apresentações musicais retiradas de imagens de arquivo, sem narração ou entrevistas. No fim, usa uma frase do próprio Tom para explicar essa opção: "a linguagem musical fala por si".
Assiste-se ao documentário como se estivéssemos em um show dos sonhos, no qual dividem o mesmo palco Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Agostinho dos Santos e Diana Krall -- para citar apenas alguns dos intérpretes de diversas nacionalidades e gerações que visitaram o repertório de Tom em algum momento de suas carreiras.
Em São Paulo, o filme é exibido neste momento em quatro salas, todas com ótima média de público. O boca-a-boca tem contribuído para isso, sobretudo entre espectadores com mais de 40 anos, que foram contemporâneos de Tom e de muitos dos intérpretes que aparecem na grade do documentário.
Para essa turma (na qual me incluo), "A Música Segundo Tom Jobim" não evoca apenas a obra de um compositor notável. Relembra também um Brasil, no fim dos anos 1950 e início dos 1960, que sonhava com uma espécie de desenvolvimento em que a cultura exerceria papel fundamental, inclusive na divulgação do país no exterior.
O desenvolvimento econômico veio, ainda que atrasado, mas fica a impressão de que não foi acompanhado pela contrapartida cultural, ao menos na dimensão que se esperava. A oportunidade de estender o debate sobre o tema virá em breve com o lançamento de dois documentários sobre a Tropicália, outro sobre Jorge Mautner e mais um sobre Rogério Sganzerla.
Em um deles, Caetano Veloso canta para a plateia de um festival: "Vocês não entenderam nada, absolutamente nada!". Essa nova onda de documentários sugere que talvez não seja tarde para tentar compreender melhor o que a efervescência cultural dos anos 1960 nos legou.
A escolha gerou polêmica. De acordo com alguns pesquisadores, Tom Jobim (1927-1994) teria se apropriado de uma canção folclórica sem citar a fonte (leia aqui reportagem sobre o caso assinada pelos jornalistas Pedro Alexandre Sanches, colega de Ultrapop, e Lúcio Ribeiro).
A grandeza da música brasileira é tamanha que parece mesmo temerário eleger "o melhor" isso ou aquilo. Denúncias de plágio ou dúvidas sobre autenticidade apenas expõem algumas das dificuldades inerentes à comparação entre gêneros, estilos, períodos e artistas muito distintos.
Lembro o episódio, no entanto, porque a célebre gravação de "Águas de Março" por Tom e Elis Regina (1945-1982) corresponde a um dos grandes momentos do documentário "A Música Segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos, já em cartaz nos cinemas.
Filme de Ernest Hemingway
Biografia de Ernest Hemingway estrelada por Nicole Kidman e Clive Owen ganha trailer.
Hemingway & Gellhorn, biografia da HBO estrelada por Nicole Kidman e Clive Owen ganhou o seu primeiro trailer. Com direção de Phil Kaufman, o filme vai contar a história do romance entre o escritor Ernest Hemingway e a jornalista Martha Gellhorn, considerada uma das melhores correspondentes de guerra do século 20.
O escritor e a jornalista foram casados por cinco anos. Martha foi a única mulher a pedir divórcio de Hemingway. O livro Por quem os Sinos Dobram é inspirado nela. O elenco conta ainda com o brasileiro Rodrigo Santoro. Hemingway & Gellhorn será exibido em maio nos EUA.
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