RELOGIO

sábado, 17 de dezembro de 2016

24/03/2016, 06:00
Catarinenses aparecem em lista da Odebrecht

Uma lista com nomes de 200 políticos que supostamente teriam recebido repasses feitos pela Odebrecht gerou grande repercussão em todo o país ontem.

Nela estão seis catarinenses: o governador Raimundo Colombo (PSD); o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD); o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso (PSDB); o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Sousa (PSDB); o ex-prefeito de Joinville Carlito Merrs (PT); e o ex-deputado estadual Antônio Ceron (PSD). A informação com a lista completa surgiu ontem, primeiramente no blog de Fernando Rodrigues do site UOL, e rapidamente se espalhou. O material foi apreendido pela Polícia Federal no dia 11 de fevereiro, na 23ª fase da operação Lava Jato, chamada Acarajé, na residência do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior.

As planilhas apresentam valores relacionados a nomes de políticos, alguns também identificados por apelidos. Porém, ainda não é possível afirmar se existe alguma ilegalidade, já que os documentos não detalham se os valores foram, de fato, repassados e se foram pagos em forma de doação oficial. O motivo do controle em planilhas e de eventuais pagamentos está sendo apurado pela força-tarefa da Lava Jato. 

Logo após a repercussão nacional, o juiz federal Sérgio Moro decidiu colocar a lista em segredo de Justiça. “Prematura conclusão quanto à natureza desses pagamentos. Não se trata de apreensão no Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht e o referido Grupo Odebrecht realizou, notoriamente, diversas doações eleitorais registradas nos últimos anos”, argumenta o juiz. A decisão também ocorreu por citar na lista políticos que têm foro por prerrogativa de função e só podem ser processados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Posicionamento do Estado
De acordo com nota oficial do governo do Estado, a empresa Odebrecht não tem em Santa Catarina nenhum contrato, não executa nenhuma obra pública ou realiza qualquer serviço do governo, tampouco tem, desde 2011, período do atual governo, nada que justificasse a transferência desses recursos.

“Os valores e a forma da suposta transferência são ainda fruto de divulgação fracionada que carece de fundamentação, o que será aguardado pela autoridade pública estadual para posicionamento definitivo sobre quem possa ter dado causa a esses fatos, se verdadeiros”, aponta.

O governador Raimundo Colombo informa que não reconhece qualquer relação com a empresa Odebrecht, tampouco tem conhecimento sobre qualquer transferência de valores a Santa Catarina que não tenha sido fruto de doação direta e oficial ou através do partido nacional. “O governo do Estado apoia todas as investigações e vai colaborar com tudo o que estiver ao seu alcance para que o Brasil supere este momento crítico de sua história”, conclui a nota.
Prefeito de Imbituba diz que não recebeu verba
O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, se mostrou totalmente surpreso ao saber que seu nome constava na lista apreendida na casa do presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Barbosa Silva Júnior, no Rio de Janeiro. Ele disse que soube do fato ao chegar ontem à tarde na prefeitura, minutos antes de uma reunião. 

A cidade de Imbituba, o nome de Jaison Cardoso e do partido PSDB aparecem seguidos do codinome “Surfista”. A ele consta na planilha o valor de R$ 300 mil, sendo divididos em três parcelas nas datas de 1º e 8 de agosto, além de 12 de setembro. Não há especificação de ano no documento.

Em nota oficial, o prefeito informou que não recebeu nenhuma verba, para nenhum fim, da empresa Odebrecht, seja como candidato, prefeito ou pessoa física, bem como não conhece ninguém desta empresa. Ressalta ainda que a empreiteira nunca teve nenhum contrato com a prefeitura de Imbituba. 

Por telefone, Jaison disse ao DS que está bem tranquilo e que não conhece ninguém da Odebrecht. “Não recebi nada. Nem como pessoa física nem prefeitura. Fiquei surpreso e vou consultar um advogado para saber como devo proceder sobre meu nome estar nesta lista”, acrescenta Jaison.

http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/24781/Catarinenses-aparecem-em-lista-da-Odebrecht.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário