RELOGIO

terça-feira, 26 de março de 2019

QUAL A FUNÇÃO DA VITAMINA D3?

A principal função da Vitamina D3 no nosso organismo é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo de extrema importância para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes a vitamina d também ajuda prevenir algumas doenças como obesidade e diabetes.

OS EFEITOS POSITIVOS DA VITAMINA D3

FORTALECIMENTO DOS OSSOS: A Vitamina D atua de maneira direta no cuidado e preservação dos ossos. Indivíduos com deficiência de vitamina D podem chegar a ter 30% menos de cálcio em suas dietas. A ausência desta vitamina podem acarretar doenças mais graves como o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos.
REDUÇÃO NO RISCO DE DIABETE: O uso da vitamina D pode contribuir na redução do aparecimento da diabete, isso ocorre pois a vitamina D causa um tipo de secreção de insulina fazendo com que o corpo tenha condições de processar o açúcar e dessa forma evitar o aparecimento da diabete.
GANHO DE MASSA MUSCULAR: Por meio de estudos realizados, pesquisadores identificaram que pessoas com deficiência em vitamina D3 em seu organismo tendem a ter diminuição da força muscular, por outro lado pessoas que fazem uso de suplementação ou alimentação contendo vitamina D3 conseguem obter uma síntese de proteínas que ajudam a conseguir um crescimento de massa muscular, fazendo com que estes músculos consigam gerar mais força e resistência. Outra vantagem no ganho de massa muscular usando a vitamina D esta ligada a obter bons níveis de testosterona.
SAÚDE MENTAL: O uso da vitamina D pode evitar doenças como mal de Alzheimer e Parkinson em pessoas idosas, além de controlar transtornos de mudança de humor como casos de depressão.

A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D3

Para que haja a absorção pelo organismo da vitamina D3, é imprescindível a exposição ao sol, pois ela é ativada na pele por meio dos raios ultravioletas. Através da alimentação também é possível conseguir produzir a D3, mesmo que em pequenas quantidades, entretanto conforme especialistas, um adulto precisaria, aproximadamente, consumir 5 microgramas por dia de vitamina D3 e idosos, em geral, o dobro.
Com esta quantidade é praticamente impossível chegar a essa quantidade somente com a dieta ou exposição ao sol, existe também a possibilidade de repor a vitamina D3 com suplementação. A dose diária, entretanto, deve ser indicada sob orientação de um profissional, para que não haja uma hipervitaminose (dose excessiva de uma ou mais vitaminas).

ALIMENTOS QUE CONTÉM VITAMINA D3

Alimentos como leites, queijos, iogurtes, ovos e óleo de fígado de peixe podem fornecer o colecalciferol ao organismo.

DOENÇAS RELACIONADAS A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D3

- Fragilidade óssea, como a osteomalácia e o raquitismo;- Asma;- Artrite reumatóide;- Autismo;- Pressão alta;- Osteoporose;- Fraqueza muscular;- Esquizofrenia;- Depressão;- Problemas cardiovasculares.

Recomendações

A vitamina D e a vitamina K só funcionam de forma ótima quando se tomam combinadasQuem toma de forma regular um suplemento dietético de vitamina D, também, necessita tomar, de forma adicional, a vitamina K2. A vitamina K2 tem a importante função de dirigir o cálcio para as zonas corretas do corpo, para que nutra os ossos e os dentes. Ao mesmo tempo, evita que se produza uma calcificação e que o cálcio se deposite nos lugares onde não é desejado, como podem ser as artérias e outros tecidos moles do corpo.Quando decidimos tomar Vitamina D, é preciso conhecer que se requer uma dose adequada no organismo de Vitamina K2, já que esta trabalha junto à D para a absorção do cálcio, concretamente, é a responsável pela fixação no lugar correcto do corpo, evitando o desvio do mineral a outras zonas, que levariam a produzir calcificações ou pedras nos rins. Isto significa que a vitamina D3 necessita da ajuda da vitamina K2. Ambas as vitaminas D3 e K2, trabalham juntas para fortalecer os ossos e a saúde do coração e das artérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário