Produtos químicos encontrados em cosméticos podem prejudicar o pulmão das crianças
Estudo feito com dados de mais de mil famílias descobriu uma ligação entre parabenos, ftalatos e PFAS com doenças pulmonares nos primeiros 12 anos de vida
Bebês ainda na barriga ou recém-nascidos expostos a produtos químicos presentes em cosméticos têm mais chances de apresentar problemas pulmonares entre os 6 e 12 anos de idade. Foi o que concluiu uma pesquisa europeia que analisou dados de mais de mil famílias da França, Grécia, Espanha, Lituânia, Noruega e Reino Unido. Publicada no The Lancet Planetary Health, este é o primeiro estudo a observar os efeitos da exposição a produtos químicos na função pulmonar de crianças antes e depois de seu nascimento.
Para chegar aos resultados, os cientistas analisaram a presença de três classes de produtos químicos que são muito frequentes em cosméticos e produtos de higiene pessoal: os ftalatos, os parabenos e os compostos fluorados, conhecidos como PFAS.
Parabenos são conservantes químicos amplamente utilizados em cosméticos e têm sido associados a vários problemas de saúde, incluindo o câncer de mama. Já os ftalatos são compostos industriais utilizados em misturas de fragrâncias e em produtos para cuidados com o corpo. Em estudos anteriores, eles já foram associados a danos nos espermatozóides em homens adultos.
Os PFAS, por fim, têm sido associados a sérios efeitos à saúde, incluindo câncer, doenças da tireóide e problemas no fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário